Tens passe de 1º ou de 2ª?

Andei no Liceu de S.João do Estoril e como vivo em Cascais tinha que vir de comboio.
Nesse tempo o comboio tinha carruagens de primeira classe, cujos bancos eram azuis e mais ou menos confortáveis e de segunda com bancos castanhos e bastante mais desconfortáveis.
No primeiro dia de aulas reencontrávamos "velhas" amigas e conhecíamos outras e era uma das perguntas mais importantes do dia saber em que carruagens viajavam elas para sabermos se podíamos vir juntas para casa.
As que tinham passe de primeira podiam viajar em qualquer carruagem e obviamente as outras não.
Muitas vezes vim em segunda e não me lembro que isso me tivesse incomodado mas hoje penso como se sentiriam as meninas que tinham que responder a essa pergunta vezes e vezes sem conta????
Há cada idiotice!
Não me lembro em que ano as carruagens passaram a ser todas iguais...

Comentários

  1. Chocante mesmo!
    Sabia que isso existia mas nunca tinha visto a situação por esse prisma uma vez que nunca a vivi!
    Estudei interna num colégio ...

    Abraço

    ResponderEliminar

  2. Vendo as coisas apenas pelo sentido prático... seria tudo uma questão de conforto. Mas infelizmente a sociedade é tendencialmente maniqueísta e segregadora... :(


    Beijinhos (de 1ª) em ti
    (^^)

    ResponderEliminar
  3. Parece-me que o único sentido que faz, é a questão de conforto e essa deveria ser a única diferença. Já que as pessoas podem optar por estar melhor sentadas e assim podem ler ou conversar com companheiros de viagem, por exemplo.
    A questão social esta intrínseca, por causa do preço do bilhete, mas não deveria existir.

    ResponderEliminar
  4. Ao ler esta história que foca realmente uma questão social, pensei qual seria o passe que os meus pais me comprariam num caso destes?

    Passe de 1ª que eu agracederia por causa da cor AZUL dos estofos, do conforto e da limpeza.

    Ainda hoje viajo de 1ª classe.

    Aproveito para te agradecer o teu comentário pela passagem do sexto aniversário do "ematejoca".

    Boa noite, PAPOILA, e sonhos de 1ª.

    ResponderEliminar
  5. Também não sei dizer quando acabaram, mas ainda me lembro desse tempo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

"Queijadas de Sintra!" qqqqqqqqqqqq